Quem Somos




A Organização Não-Governamental SAHUDE – SOCIEDADE PARA O AVANÇO HUMANO E DESENVOLVIMENTO ECOSÓFICO, foi criada no dia 21 de agosto de 2004 por profissionais de diversas áreas de serviço e conhecimento. Seu objetivo é estimular processos de transformação social nas comunidades brasileiras, especialmente as localizadas na região Nordeste do país, que concentra 28% da população e possui alguns dos menores índices de desenvolvimento humano, segundo relatório do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Desde seu início a instituição tem voltado sua atenção para a cidade de São Cristóvão no Estado de Sergipe. Os baixos indicadores educacionais são um dos fatores humanos e ambientais que nos estimulam a iniciar nosso trabalho neste território. No ano de 2005 trabalhamos no projeto “Gerenciamento de resíduos sólidos e preservação dos manguezais” desenvolvido junto à Escola Estadual Padre Gaspar Lourenço, que culminou no surgimento do NEA (Núcleo de Educação Ambiental), que desde então realiza encontros semanais nesta unidade de ensino, envolvendo todos os alunos desta escola à realização de atividades de preservação do meio ambiente e sua relação com a comunidade.

Em 2008, formalizamos uma parceria entre, SAHUDE, NEA e o Centro de Desenvolvimento Sustentável Oxogun Ladê, constituindo a Rede Ewe Lará: folhas para a vida. Na oportunidade, propusemos, através do referido centro, um projeto de intervenção para o povoado Caípe (em São Cristóvão-SE) a fim de desenvolver, dentre outras coisas, um trabalho de agricultura orgânica com o cultivo de plantas medicinais e estímulo ao associativismo. Tal projeto foi encaminhado ao Ministério do Meio Ambiente e aguarda o resultado da seleção. Ainda no ano de 2008 a Rede Ewe Lará realizou nos dias 12 e 13 de junho o I Fórum do Meio Ambiente de São Cristóvão, que contou com a participação da Colônia de Pescadores Z-2, o Centro Social Menino Jesus, alguns comerciantes da cidade (das imediações do rio Paramopama), além de estudantes e professores da comunidade.

A rede também participou da III Conferência Estadual do Meio Ambiente (com o tema Mudanças Climáticas), realizada no período de  12 a 14 de março de 2008 no Centro de Convenções de Aracaju. Através de uma mobilização da sociedade civil conseguimos incluir o município de São Cristóvão, através da escolha de delegados durante a Conferência Municipal, um dos quais foi o então presidente da SAHUDE, o psicólogo Sérgio Alex Silva Lima, que também participou na identificação de demandas do município de São Cristóvão levantadas nos grupos temáticos que trataram das questões sócio-ambientais durante a 1ª Conferência Estadual do Planejamento do Desenvolvimento Territorial Participativo de Sergipe (PDTP) e 3ª Conferência Estadual das Cidades, eventos que aconteceram de 9 a 11 de setembro de 2007 no Centro de Convenções de Sergipe, sob a coordenação da Secretaria de Estado do Planejamento (Seplan).

Em 2009, a SAHUDE consolidou sua parceria com o Comitê Pró-Candidatura da Praça São Francisco à Patrimônio Histórico da Humanidade. Desenvolvemos diversas ações que constituíam requisitos exigidos pela UNESCO para a concessão do título, requisitos de natureza socioambiental de ecologia humana e cuidados com o meio ambiente, como, por exemplo, a promoção da I Pesca Ecológica de Pneus do Rio Paramopama, em março daquele ano.

Em parceria com a Cia de Artes O Mínimo, promovemos Cursos Abertos de Dança Contemporânea com ênfase na técnica de Improvisação e Contato para a comunidade do Robalo na zona sul de Aracaju, com a proposta de ampliar este raio de ação à rede pública escolar do interior do Estado de Sergipe através de projeto que concorreu à seleção junto à FUNARTE, em agosto/2009.

Ainda em 2009, intensificamos mais diretamente nossa força de trabalho com a Gestão de Saúde Mental (CAPS – Centro de Atenção Psico-social/Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju), que solicitou projeto para o Programa de Redução de Danos que fosse inspirado nos princípios da Economia Solidária e no Cooperativismo e que privilegiasse a inserção social através da geração de trabalho e renda, ensejando uma maior eficácia da rede intersetorial que encontra sérias dificuldades e, ao mesmo tempo, afirmando-se como ponto de referência para os serviços de atenção na rede de Saúde Mental do município e do Estado de Sergipe.

Em 2010, em parceria com Rubens Carvalho, médico do Posto de Saúde da Areia Branca, povoado de Aracaju, a ONG SAHUDE teve o projeto Circo-lando aprovado enquanto ponto de cultura, no edital do Minc, administrado pela Secretaria de Estado da Cultura/Sergipe. As atividades do Ponto de Cultura estão previstas para começarem em janeiro de 2012 e tem como fio condutor a valorização do Samba de Coco, manifestação presente em muitos dos povoados rurais de Sergipe.

Diversas atividades têm sido realizadas em Aracaju e São Cristóvão. Recentemente, a instituição participou da realização dos seguintes eventos: Mão na massa Aracaju: permacultura e geodesia (22/09/2011); Sahude ao Paramopama (31/07/2011), do II Círculo dos Ogãs (19 e 20/11/2011), em São Cristóvão, em parceria com o Museu Histórico de Sergipe.